O SENAR Maranhão capacitou 46 profissionais das secretarias municipais de Agricultura e Pesca de 17 municípios para prestar assistência técnica aos produtores de pescado em cativeiro, dentro da atividade da piscicultura em tanques escavados.
Durante a entrega dos certificados, foram ministradas palestras sobre os procedimentos para regularização de aquicultores junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O superintendente federal da Pesca e Aquicultura do Maranhão, Junior Verde, destacou a importância da qualificação profissional realizada pelo SENAR e a parceria dos bancos do Brasil e do Nordeste, por meio do Plano Safra, para custeios e investimentos, bem como a interação das prefeituras municipais que estão investindo no desenvolvimento da aquicultura para aumento da produção nos municípios.
Potencial - O presidente da FAEMA, José Hilton Coelho de Sousa, que fez a abertura do evento, destacou que o Maranhão tem um grande potencial aquícola/pesqueiro, além dos programas que o ministério dispõe e que os municípios podem adquirir por meio de editais e convênios, como máquinas escavadeiras hidráulicas para o desenvolvimento da aquicultura familiar no estado, po rmeio da construção de viveiros.
De acordo com o superintendente do SENAR-MA, Luiz Figueiredo, o trabalho de capacitação técnica desenvolvido em parceria com a Superintendência da Pesca e Aquicultura vai criar os mecanismos necessários para alavancar a piscicultura no Estado, envolvendo, principalmente, os pequenos produtores e transformando comunidades rurais, como já acontece com Itans, no município de Matinha.
Na segunda etapa do processo de capacitação, o convênio prevê ações de qualificação profissional na área de piscicultura e carcinicultura, bem como de operadores de retroescavadeira para os pequenos produtores desses 17 municípios. Neste ano, serão beneficiados novos municípios e distribuídos um número maior de máquinas pesadas.
Assessoria de Comunicação do SENAR-MA
www.senar-ma.org.br
0 comentários:
Postar um comentário